Olá! Aprenda programar com Scratch. 

Estaremos programando uma lousa mágica. Neste post você irá aprender como fazer seu próprio programa de pintura!

Fazendo um Lápis

Vamos começar criando um lápis, que pode ser usado para desenhar no palco.

Comece um novo projeto Scratch e delete o ator gato de forma que seu projeto fique vazio.

Adicione o ator lápis no seu projeto.

Clique em ‘Fantasias’, e delete a fantasia ‘lapis-b’.

Renomeie sua fantasia para ‘lapis-azul’, e pinte seu lápis de azul.

Como você usará o mouse para desenhar, que vai querer que o lápis siga o mouse ‘sempre’. Adicione esse código:

Teste esse código clicando na bandeira e então mova o mouse em volta do palco. Funcionou com o esperado?

Você notou que é o centro do lápis, e não a ponta, que segue o ponteiro do mouse?

Para arrumar isso, clique na fantasia ‘lapis-azul’ do ator lápis, e mova o lápis dentro do campo de edição para que ele fique com a ponta em cima do centro.

Clique na aba ‘Código’, e teste seu lápis novamente – ele funciona melhor que antes?

Adicione a extensão de blocos de caneta clicando nesse botão:

Agora, vamos fazer seu lápis desenhar ‘se’ o mouse tiver sido clicado. Adicione esse código para o seu lápis:

Teste seu código novamente. Agora, mova o lápis pelo palco e pressione o botão do mouse. Você consegue desenhar com seu lápis?

 

Lápis coloridos

Vamos adicionar diferentes cores de lápis ao seu projeto, e permitir que o usuário escolha entre elas!

Clique no ator lápis, clique em ‘Fantasias’ e duplique a fantasia ‘lápis-azul’.

Renomeie sua nova fantasia para ‘lapis-verde’, e mude a cor do lápis para verde.

Crie dois novos atores, os quais você usará para selecionar o lápis azul ou verde.

Quando o seletor verde é clicado, você precisa ‘enviar’ uma mensagem para o ator lápis, dizendo para ele mudar sua fantasia e a cor do lápis.

Para fazer isso, primeiro adicione este código para o ícone do seletor verde: 

Para criar o bloco ‘envie’, clique na seta para baixo e selecione ‘nova mensagem’.

Você pode digitar ‘verde’ para criar sua nova mensagem.

Você precisa contar para seu ator lápis o que fazer quando ele receber a mensagem. Adicione este código para o lápis:

Para fazer com que o lápis pinte de verde, clique na caixa colorida do comando ‘mude a cor da caneta para’, e clique no ícone do seletor verde para escolher verde para a cor do seu lápis.

Você pode, agora, fazer o mesmo para o ícone do lápis azul, adicionando este código para o seletor azul:

…e adicionando este código para o lápis:

Finalmente, você precisa contar para o lápis qual fantasia e cor escolher, bem como limpar a tela, quando seu projeto é iniciado. Adicione este código no começo do código do lápis “Quando clicado em”(antes do loop ‘sempre’):

Se você quiser, você pode começar com uma cor diferente de lápis.

Teste o projeto. Você pode mudar entre as cores azul e verde?

Cometendo Erros

Algumas vezes erros acontecem, então vamos acrescentar um botão ‘limpar’ e uma borracha ao seu projeto!

Vamos acrescentar um botão para limpar o seu palco. Para fazer isso, acrescente o ator letra X ao seu palco, seu nome é ‘X-block’, e mude a sua cor para vermelho.

Acrescente este código ao seu botão ‘Cancelar’ para limpar o palco, quando este botão for clicado.

Perceba que você não precisa enviar uma mensagem para limpar o palco, qualquer ator pode fazer isso!

Você também pode criar uma borracha. Duplique o lápis, gire-o e mude o centro da fantasia para a borracha do lápis.

Você pode acrescentar  essa imagem da borracha como um seletor. É assim que seu palco deve ficar:

Você pode acrescentar este código ao ator borracha, para dizer ao lápis para se trocar por uma borracha.

Quando o lápis receber esta mensagem, você pode criar uma borracha simplesmente trocando a fantasia de lápis para a fantasia de borracha e mudando a cor do lápis para a mesma cor do palco.

Teste seu projeto, para ver se você pode limpar e apagar o palco.

Ainda temos mais um problema com o lápis – você pode desenhar em qualquer lugar do palco, incluindo a área dos botões seletores!

Para consertar isto, você tem que dizer ao lápis para desenhar apenas se o mouse estiver clicando e se a posição y for maior que -120 (posição y do mouse > -120). Mude o comando ‘se’ do seu lápis para isto:

Teste seu projeto; agora você não conseguirá mais desenhar perto do seletores.

Mudando o Tamanho do Lápis

Vamos permitir ao usuário desenhar usando diversas grossuras do traço do lápis.

Primeiro, adicione uma nova variável chamada ‘largura’.

Adicione esta linha dentro do loop ‘sempre’ do código do seu lápis:

A largura do seu lápis terá o seu valor da variável ‘largura’.

Você pode mudar o valor armazenado nessa variável clicando com o botão direito na sua variável e clicando em ‘controle deslizante’.

Agora, você pode arrastar o controle deslizante da variável para mudar seu valor.

Teste seu projeto, e veja se você consegue modificar a largura do lápis.

Continue testando sua variável ‘largura’ até você ficar feliz. 

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