Olá! Pronto pra mais um projeto de programação com Scratch? 

Aprenda programar com Scratch um jogo, no qual você usará o mouse para navegar um barco.

Planejando seu Jogo

Comece um novo projeto Scratch, e delete o ator gato para que seu projeto fique vazio.

Clique no seu pano de fundo do palco e planeje seu nível.

Você deverá adicionar:

       – Madeira que o barco tem que desviar;

       – Uma ilha deserta onde seu barco barco tem de chegar.

 Veja como o seu jogo poderá ficar:

Controlando o Barco

Crie um barco na perspectiva vista de cima usando o editor de criação.

Você controlará o barco com seu mouse. Adicione este código para seu barco:

Teste o seu barco, clicando na bandeira e movendo o mouse. O barco veleja em direção ao mouse?

O que acontece se o barco alcança o ponteiro do mouse?

Para evitar que isso aconteça, você precisará adicionar um bloco ‘se’ no seu código, de modo que o barco apenas se movimente se ele estiver a mais de 5 pixels de distância do mouse.

Teste seu barco novamente para conferir se o problema foi corrigido.

Colidindo!

Seu barco pode velejar através das barreiras de madeira! Vamos corrigir isso.

Você precisará de 2 fantasias para seu barco, uma fantasia normal, e uma para quando o barco colidir. Duplique a fantasia do seu barco, e as nomeie como ‘normal’ e ‘atingido’.

Clique na sua fantasia ‘atingido’, e escolha a ferramenta ‘Selecionar’ para pegar pedaços do barco e mover e girar em torno deles. Faça seu barco parecer como se ele tivesse colidido.

Adicione este código para o seu barco, dentro do loop ‘sempre’ , de modo que ele colida quando tocar qualquer pedaço de madeira marrom:

 

Esse código está no interior do loop sempre , para que o código mantenha-se verificando se o barco colidiu.

Você também deve se certificar de que o seu barco sempre começa como ‘normal’.

Agora se você tentar navegar através de uma barreira de madeira, você deverá ver que seu barco colide e retorna ao início.

Contra-relógio

Vamos adicionar um cronômetro no seu jogo, de modo que o jogador

Adicione uma nova variável chamada tempo para seu palco. Você também pode mudar a exibição de sua nova variável.

Adicione este código para seu palco, de modo que o cronômetro conte até que o barco alcance a ilha deserta:

É isso aí! Teste seu jogo e veja o quão rápido você consegue chegar na ilha deserta!

Corrija e adicione os bloco para ficar assim.

Agora quando você chega na ilha você pode comemorar!

Obstáculos e aceleradores

Este jogo é de longe muito fácil – vamos adicionar coisas para torná-lo mais interessante.

 Primeiro vamos adicionar alguns ‘aceleradores’ no seu jogo, que irão aumentar a velocidade do barcos. Edite seu plano de fundo e adicione algumas flechas brancas, como se fossem correntes de água para impulsionar o seu barco.

Agora você pode adicionar código no laço sempre , de modo que ele se mova dois passos extra quando tocar as marcas brancas.

Você também pode adicionar um portão giratório, o qual seu barco deverá evitar. Adicione um novo ator chamado ‘portão’, que se parece com isto:

Certifique-se de que a cor do portão é a mesmo que as outras barreiras de madeira.

Adicione código para seu portão, para fazê-lo girar lentamente ‘sempre’ .

Altere o bloco para tratar colisão com o portão.

Teste seu jogo. Agora você dever ter um portão giratório que você deve desviar.

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