Olá! Pronto pra mais um projeto de programação com Scratch? 

Aprenda agora a programar com Scratch o seu primeiro jogo de fato! Vamos caçar fantasmas!

Animando um fantasma

Inicie um novo projeto Scratch e apague o sprite do gato para que seu projeto fique vazio.

Crie um novo ator fantasma e um pano de fundo adequado.

Acrescente este código ao seu fantasma, assim ele vai aparecer e desaparecer repetidamente:

Teste seu código do fantasma clicando na bandeira verde.

Fantasmas Aleatórios

É muito fácil pegar seu fantasma, porque ele não se move!

Ao invés de ficar na mesma posição, você pode deixar o Scratch escolher coordenadas x e y aleatoriamente. Acrescente um bloco vá para ao código do seu fantasma, ele vai ficar assim:

Teste seu fantasma novamente, você deve notar que ele aparece cada vez em um lugar diferente.

Pegando o Fantasma

Vamos permitir que o jogador pegue fantasmas!

Teste seu projeto. Você consegue pegar os fantasmas quando eles aparecem? Se você achar difícil pegar os fantasmas, você pode jogar em modo de tela cheia clicando neste botão:

Acrescentando um Placar

Vamos deixar o jogo mais interessante mantendo um placar. Para manter o placar dos jogadores, você precisa de um local para armazenar esta informação. Uma variável é o local onde armazenamos dados que podem mudar, por exemplo, nosso placar. Para criar uma nova variável, clique na aba ‘Código’, selecione Variáveis e então clique em ‘Criar uma variável’.

 

Digite ‘placar’, que será o nome da variável, tenha certeza que ela estará disponível para todos os atores e clique em ‘OK’ para criá-la. Você verá vários blocos de código que podem ser usados com sua variável placar.

Você verá o placar no alto e à esquerda no seu pano de fundo.

Quando um novo jogo é iniciado (clicando na bandeira), você deve zerar o placar do jogador:

Sempre que um fantasma for pego você precisa acrescentar 1 ao placar do jogador:

Rode seu programa novamente e pegue alguns fantasmas. Seu placar muda?

Acrescentando um tempo

Você pode tornar o jogo mais interessante, dando apenas 10 segundos para o jogador pegar o maior número possível de fantasmas.

Você pode usar outra variável para armazenar a quantidade de tempo restante. Clique no pano de fundo e crie uma nova variável chamada ‘tempo’:

É assim que o temporizador deve funcionar:

O temporizador deve começar em 10 segundos;

O temporizador deve diminuir o valor a cada segundo;

O jogo deve terminar quando o temporizador chegar em 0.

Aqui está o código que faz isto e ele pode ser acrescentado ao seu palco:

Você também pode clicar com o botão direito do mouse na variável e escolher ‘letras grandes’ para mudar o jeito como o tempo é mostrado.

Peça a amigos para testar seu jogo. Quantos pontos eles fizeram? Se seu jogo estiver muito fácil, você pode:

Dar menos tempo ao jogador;

Fazer com que os fantasmas apareçam com uma frequência menor;

Fazer os fantasmas menores.

Teste seu jogo algumas vezes até que você esteja satisfeito com o nível de dificuldade.

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